PROJETO DE
INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: NUTRIGOL
INTERVENTION
PROJECT IN FOOD AND NUTRITIONAL EDUCATION: NUTRIGOL
Thaís Renata da Silva Oliveira
Universidade
Federal de Sergipe (UFS) - thaisrenata.oliveira@gmail.com
Agnes Vieira Santos Oliveira
Universidade
Federal de Sergipe (UFS) - agnesvieira1@hotmail.com
Amanda Gisele Caetano dos Santos
Universidade
Federal de Sergipe (UFS) - amandagih@hotmail.com
Ana Paula de Souza Figueredo
Universidade
Federal de Sergipe (UFS) - pauli.inha@hotmail.com
Coralina Nogueira Viana
Universidade
Federal de Sergipe (UFS) - coralinanogueira@gmail.com
Jadson Lima dos Santos
Universidade
Federal de Sergipe (UFS) - jadsondiscipulo@gmail.com
RESUMO
A Educação Alimentar e Nutricional,
como instrumento de promoção da saúde, é um campo de conhecimento e de prática
contínua e permanente, no contexto da realização do Direito Humano à
Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional.
Considerado determinante para a construção de bons hábitos alimentares, que
possuem sua formação iniciada na infância, a Educação Alimentar e Nutricional é
constituída de ações que envolvem indivíduos em todas as fases da vida, grupos
populacionais e comunidades, considerando as interações e significados que
compõem o comportamento alimentar, visando à formação ou mudança de hábitos
alimentares, despertando a consciência crítica e atribuindo autonomia a estes
indivíduos. Neste contexto o presente trabalho objetivou utilizar recursos de
educação alimentar e nutricional para diagnosticar hábitos alimentares de uma
população de crianças atendidas pelo projeto “Diomedes inova no combate ao trabalho infantil e baixo rendimento
escolar, proporcionando, reforço, esportes e robótica” com o intuito de
oferecer informações nutricionais relevantes de forma lúdica e promover hábitos
de vida saudáveis fornecendo a oportunidade às crianças de aprender a fazer
melhores escolhas alimentares, e entender a relação entre nutrição e a saúde no
desempenho esportivo. As atividades ocorreram em quatro encontros, de forma
lúdica e interativa demonstrando ser como um instrumento positivo de
intervenção com crianças. Contudo, é necessário que outras intervenções sejam
realizadas para influenciar toda a rede de apoio como pais e professores.
Palavras-chave: Educação
Alimentar e Nutricional. Segurança Alimentar e Nutricional. Intervenção. Crianças.
RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Food and
Nutrition Education, as an instrument for health promotion, is a field of
continuous and ongoing knowledge and practice in the context of the realization
of the Human Right to Adequate Food and the guarantee of Food and Nutrition
Security. Food and Nutrition Education is considered to be determinant for the
construction of good eating habits, which have their education started in
childhood. It consists of actions involving individuals in all phases of life,
population groups and communities, taking into account the interactions and
meanings that make up the food behavior, aiming at the formation or change of
eating habits, awakening the critical conscience and attributing autonomy to
these individuals. In this context, the objective of this study was to use food
and nutritional education resources to diagnose eating habits of a population
of children served by the project "Diomedes innovates in the fight against
child labor and low school performance, providing reinforcement, sports and
robotics" in order to provide relevant nutritional information in a
playful way and promote healthy lifestyles by providing the opportunity for
children to learn to make better food choices and to understand the relationship
between nutrition and health in sports performance. The activities took place
in four meetings, in a playful and interactive way, proving to be a positive
instrument of intervention with children. However, other interventions need to
be undertaken to influence the whole support network as parents and teachers.
Palavras-chave em língua estrangeira: Food and Nutrition Education. Food
and Nutrition Security. Intervention. Children.
Nenhum comentário:
Postar um comentário