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GT 05/11


PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL: NUTRIGOL

INTERVENTION PROJECT IN FOOD AND NUTRITIONAL EDUCATION: NUTRIGOL

Thaís Renata da Silva Oliveira
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - thaisrenata.oliveira@gmail.com
Agnes Vieira Santos Oliveira
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - agnesvieira1@hotmail.com
Amanda Gisele Caetano dos Santos
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - amandagih@hotmail.com
Ana Paula de Souza Figueredo
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - pauli.inha@hotmail.com
Coralina Nogueira Viana
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - coralinanogueira@gmail.com
Jadson Lima dos Santos
Universidade Federal de Sergipe (UFS) - jadsondiscipulo@gmail.com

RESUMO
A Educação Alimentar e Nutricional, como instrumento de promoção da saúde, é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, no contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional. Considerado determinante para a construção de bons hábitos alimentares, que possuem sua formação iniciada na infância, a Educação Alimentar e Nutricional é constituída de ações que envolvem indivíduos em todas as fases da vida, grupos populacionais e comunidades, considerando as interações e significados que compõem o comportamento alimentar, visando à formação ou mudança de hábitos alimentares, despertando a consciência crítica e atribuindo autonomia a estes indivíduos. Neste contexto o presente trabalho objetivou utilizar recursos de educação alimentar e nutricional para diagnosticar hábitos alimentares de uma população de crianças atendidas pelo projeto “Diomedes inova no combate ao trabalho infantil e baixo rendimento escolar, proporcionando, reforço, esportes e robótica” com o intuito de oferecer informações nutricionais relevantes de forma lúdica e promover hábitos de vida saudáveis fornecendo a oportunidade às crianças de aprender a fazer melhores escolhas alimentares, e entender a relação entre nutrição e a saúde no desempenho esportivo. As atividades ocorreram em quatro encontros, de forma lúdica e interativa demonstrando ser como um instrumento positivo de intervenção com crianças. Contudo, é necessário que outras intervenções sejam realizadas para influenciar toda a rede de apoio como pais e professores.

Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Segurança Alimentar e Nutricional. Intervenção. Crianças.

RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Food and Nutrition Education, as an instrument for health promotion, is a field of continuous and ongoing knowledge and practice in the context of the realization of the Human Right to Adequate Food and the guarantee of Food and Nutrition Security. Food and Nutrition Education is considered to be determinant for the construction of good eating habits, which have their education started in childhood. It consists of actions involving individuals in all phases of life, population groups and communities, taking into account the interactions and meanings that make up the food behavior, aiming at the formation or change of eating habits, awakening the critical conscience and attributing autonomy to these individuals. In this context, the objective of this study was to use food and nutritional education resources to diagnose eating habits of a population of children served by the project "Diomedes innovates in the fight against child labor and low school performance, providing reinforcement, sports and robotics" in order to provide relevant nutritional information in a playful way and promote healthy lifestyles by providing the opportunity for children to learn to make better food choices and to understand the relationship between nutrition and health in sports performance. The activities took place in four meetings, in a playful and interactive way, proving to be a positive instrument of intervention with children. However, other interventions need to be undertaken to influence the whole support network as parents and teachers.  
Palavras-chave em língua estrangeira: Food and Nutrition Education. Food and Nutrition Security. Intervention. Children.


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