ost-outer'>

GRUPOS DE TRABALHO

Os Grupos de Trabalho (GTs) se constituem em espaços temáticos com o objetivo de possibilitar a troca de experiência entre os participantes sobre problemas teóricos e metodológicos de pesquisa, bem como sobre as principais abordagens que vêm sendo desenvolvidas nos diversos campos de discussão relacionada à temática da valorização de alimentos e das manifestações culturais tradicionais.

GT01 - A Produção e o Consumo de Alimentos Tradicionais nos Territórios Rurais e Urbanos.
Este GT tem por objetivo refletir sobre a produção de alimentos tradicionais nos territórios rurais e urbanos como estratégia de reprodução social, cultural e econômica das famílias produtoras; busca também discutir as ressignificações na produção e no consumo desses alimentos, bem como, os processos de valorização dos alimentos tradicionais na gastronomia contemporânea e na produção artesanal dos alimentos. É intenção do GT discutir aspectos relacionados à legislação que rege a produção, processamento e circulação de alimentos tradicionais, considerando  avanços, retrocessos e a organização dos produtores.
E-mail: alimentostradicionais2018@gmail.com

GT02 - Os Alimentos e as Bebidas nas Manifestações Culturais
Este GT tem como propósito refletir sobre alimentos e bebidas que tem seu consumo, - proibido ou prescrito - enraizado em manifestações culturais nas diferentes temporalidades e fases da vida. Para além dessas discussões, o GT também busca refletir sobre a apropriação dos espaços das festas pelo capital relacionado à bebida e a comida. Ainda, neste GT pretende-se reunir trabalhos que discutam as festas, celebrações populares e religiosas no espaço rural e urbano e sua relação também com a dimensão política ou usos pelos poderes públicos, assim como os processos de patrimonialização das festas e demais manifestações culturais populares.
E-mail: alimentosebebidas2018@gmail.com

GT03As Feiras e Outras Formas Alternativas de Abastecimento como Espaço de Comercialização dos Alimentos
O objetivo deste GT é refletir sobre os espaços de comercialização de alimentos, como as feiras e outras formas alternativas de abastecimento de alimentos tradicionais. No âmbito deste GT, pretende-se explorar novas formas de comercialização como o comércio via redes ou mídias sociais, espaços criados em redes de produtos diferenciados, comercialização de alimentos por meio de mercados institucionais, feiras em shopping center;  feiras agroecológicas; entre outros arranjos para comercialização de alimentos. Assim, o GT pretende reunir pesquisas que reflitam sobre os processos de circulação e consumo, estudos que agreguem novas formas de pensar as feiras e as inovações ou alternativas para comercialização dos alimentos, especialmente os alimentos singulares e alternativos aos convencionais.
E-mail: feiraoutrosespacos@gmail.com

GT04 - O Alimento como Memória e Identidade nos Territórios
A memória acerca dos alimentos nos diferentes territórios suscita um debate que está envolto na tradição e na identidade cultural imbricadas aos territórios, no qual identifica-se foco instigante tendo em vista, a ascendente demanda na atualidade por alimentos identitários o que, por um lado, proporciona a valorização desses produtos mas, por outro lado, contribui para a reinvenção ou a ressignificação a partir de saberes e fazeres enraizados na memória de adultos e idosos. Tomando tal discussão, o presente GT busca refletir sobre a relação dos alimentos a partir da mobilidade populacional, a afinidade dos alimentos com os lugares e a apropriação dos alimentos como identidade como, por exemplo, na atividade turística.
E-mail: alimentosememoria2018@gmail.com

GT05Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional nas Políticas Públicas
O objetivo deste GT é refletir sobre questões relativas às Políticas Públicas de combate à pobreza e garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, dentre as quais merecem destaque o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Além disso, o GT também visa discutir, políticas governamentais de controle da obesidade; além de debater sobre as iniciativas da sociedade civil ou de segmentos organizados da sociedade voltadas para garantir às pessoas o direito à Segurança Alimentar e Nutricional e o acesso à alimentação adequada e de qualidade. O GT também visa abordar pesquisas e ações acerca da soberania alimentar.  
E-mail: soberaniapoliticaspublicas@gmail.com

GT06 - Sistemas agroalimentares sustentáveis e alimentação saudável
Este GT tem o propósito discutir a produção de alimentos saudáveis e sustentáveis e sua relação com a agroecologia, a agricultura orgânica,  a permacultura, a agricultura urbana e aos sistemas agroflorestais. Além disso, no que se refere ao processamento de alimentos, este GT visa aprofundar o debate sobre sistemas agroalimentares localizados sustentáveis e outras formas de proporcionar alimentação adequada e saudável  para a população, independentemente de estratos socioeconômicos ou de localização em centros urbanos ou não.
E-mail: alimentacaosaudavelgrupam@gmail.com

Um comentário: