POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ALIMENTAÇÃO: A GÊNESE DA MERENDA ESCOLAR NO
BRASIL
Siloé Aparecida de Souza de
Almeida
Pontifícia Universidade
Católica do Paraná
Maria Cecília Barreto Amorim
Pilla
Pontifícia Universidade
Católica do Paraná
(maria.pilla@pucpr.br)
RESUMO
As
políticas públicas voltadas para a alimentação no Brasil receberam visivelmente
estímulos por parte do governo brasileiro entre as décadas de 1930 e 1940,
quando o país se deparava com problemas para alcançar o tão desejado
desenvolvimento. Em meio a um cenário que ansiava pelo progresso são propostos
programas que poderiam auxiliar para uma melhor nutrição da população. O presente
trabalho busca abordar o contexto da gênese da merenda escolar no Brasil que teve
sua institucionalização em 1955. A metodologia se caracterizou como descritiva
exploratória quanto aos objetivos e documental quanto aos procedimentos
técnicos e utilizou argumentos de Josué de Castro no que diz respeito ao estudo
da alimentação do brasileiro e de Barros e Tartaglia no que concerne às
políticas públicas de alimentação e nutrição no Brasil.
Palavras-chave: Soberania
Alimentar. Políticas Públicas. Merenda Escolar.
ABSTRACT
The
Brazilian government started stimulating public feeding policies between
the 1930's and 1940's to promote prosperity. Around this period the government
proposed feeding programs to improve the nutrition of the population. In
particular, the present work approaches the context of the genesis of the
school meal program established in 1955 in Brazil. The methodology of our
study is characterized as exploratory to understand the issues to establish the
school meal program and descriptive to better define the arguments of
Josué de Castro with respect to the Brazilian nutrition and, Barros and
Tartaglia with respect to the public feeding policies of the period.
Key words: Food Sovereignty. Publics
Policies. School Meals.
TRABALHO COMPLETO PDF
Nenhum comentário:
Postar um comentário