A CONFIGURAÇÃO DO TERRITÓRIO PELOS USOS TRADICIONAIS DA AGROBIODIVERSIDADE:
O CASO DO QUILOMBO DE EMPATA VIAGEM
LA CONFIGURACIÓN DEL TERRITORIO POR LOS
USOS TRADICIONALES DE LA AGROBIODIVERSIDAD: EL CASO DEL QUILOMBO “EMPATA
VIAGEM”
Priscila Fernanda Prado Beltran
Universidade
Federal de Santa Catarina
pradobpriscila@gmail.com
Paula Balduino de Melo
Instituto
Federal de Brasília
paulabaldu@gmail.com
RESUMO
As comunidades quilombolas
no Brasil são fruto da resistência diáspora africana à escravização. Neste
artigo, pensamos a configuração do território quilombola a partir da cultura
alimentar, compreendendo alimentação como uma atividade constitutiva de
identidades coletivas, carregada de diversos sentidos, ritos, símbolos, saberes
e práticas. Baseia-se em pesquisa
etnográfica realizada em 2011 no território quilombola de Empata Viagem,
localizado no Municipio de Marau (Bahia), com foco nos usos de espaços para a produção, bem como espaços
representativos para a culinária tradicional. Percebemos que o espaço
agrícola está composto pela horta, quintal e roça, com diferentes
cultivos e práticas de manejo. Concluímos que a territorialidade e a cultura
alimentar constituem um vetor importante para a conservação da
agrobiodiversidade no Empata Viagem.
Palavras-chaves: Agrobiodiversidade. Cultura alimentar. Território
quilombola. Territorialidade.
RESUMEN
Las
comunidades quilombolas en Brasil son fruto de la resistencia de la diáspora africana
a la esclavización. En este artículo, pensamos la configuración del territorio
quilombola a partir de la cultura alimentaria, comprendiendo alimentación como
una actividad constitutiva de identidades colectivas, cargada de diversos
sentidos, ritos, símbolos, saberes y prácticas. Se basa en la investigación
etnográfica realizada en 2011 en el territorio quilombola de Empata Viaje,
ubicado en el Municipio de Marau (Bahia), con foco en los usos de espacios para
la producción, así como espacios representativos para la culinaria tradicional.
Se percibe que el espacio agrícola está compuesto por la huerta, quintal y
roza, con diferentes cultivos y prácticas de manejo. Concluimos que la
territorialidad y la cultura alimentaria constituyen un vector importante para
la conservación de la agrobiodiversidad en el Empata Viaje.
Palabra clave: Agrobiodiversidad, cultura
alimentaria, território quilombola, territorialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário