ost-outer'>

GT 04/13


ESTUDANDO A REGIÃO NORDESTE ATRAVÉS DOS ALIMENTOS TÍPICOS. UMA PROSPOSTA PARA A SEGUNDA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL.

STUDYING THE NORTHEAST REGION THROUGH TYPICAL FOODS: A PROSPECT FOR ELEMENTARY SCHOOL

Luciana Amorim de Oliveira
Adriana de Mello Amorim Novais Silva
Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
UESB. viladea@yahoo.com.br

RESUMO
A proposta de uma educação emancipadora exige do docente um fazer pedagógico voltado para a formação de cidadãos capazes de transformar a sociedade em que vive. Nesta perspectiva, trabalhos voltados para apropriação e valorização das culturas regionais se tornam necessários para a construção de uma aprendizagem significativa, capaz de oportunizar ao estudante o conhecimento sobre a cultura de sua região, a riqueza da culinária e como os alimentos estão impregnados da identidade cultural e memória da região. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de através do desenvolvimento de trabalhos realizados em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II possibilitar uma compreensão da região Nordeste, de maneira significativa, por meio dos alimentos típicos do Planalto da Conquista, que se estabeleceu como recorte espacial da região estudada.
Palavras-chave: Alimentos típicos. Aprendizagem significativa. Identidade Cultural.


ABSTRACT
The proposal of an emancipatory education requires the teacher to make a pedagogical effort aimed at training citizens capable of transforming the society in which they live. In this perspective, work aimed at appropriation and appreciation of regional cultures becomes necessary for the construction of a meaningful learning, capable of giving the student the knowledge about the culture of his region, the richness of the cuisine and how the food is impregnated with the cultural identity and memory of the region
. Thus, the purpose of this article is to enable an understanding of the Northeast region, through activities carried out in two classes of the 7th year of Elementary School, in a significant way, through the food typical of the Planalto da Conquista, which was established as a spatial clipping of the studied region.
Keywords: Typical food. Meaningful learning. Cultural Identity.


Nenhum comentário:

Postar um comentário