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GT 04/12


A OFERENDA SACRIFICIAL E O RITO DE COMENSALIDADE NO PROCESSO IDENTITÁRIO NUMA COMUNIDADE DE TERREIRO.

THE SACRIFICIAL OFFER AND THE DINNER RITE IN THE IDENTITY PROCESS IN A TERREIRO COMMUNITY.

Lina Regina G. Nunes dos Santos
Mestranda em Antropologia-UFS
 liregina_nunes@outlook.com

Hippolyte Brice Sogbossi
Professor Associado-Matrícula funcional: 013548557
 bricesogbo@hotmail.com
RESUMO
Sabe-se que a diáspora africana no Brasil teve um aspecto singular pelo seu tempo de duração. E dentro dessa conjuntura um aspecto peculiar permeia a culinária em nosso país, a dieta de terreiro faz parte do cotidiano em muitas mesas brasileiras. Uma espécie de simbiose une o rito e o sistema alimentar num mesmo contexto. O candomblé é resultado da resistência negra no Brasil, suas cerimônias podem reconstituir os grandes feitos dos ancestrais cultuados. Cria-se um universo místico de aproximação com o sagrado, e a simbologia se faz bastante presente nesses rituais como forma de devoção e reverência. Do ano de 2016 ao ano de 2017 foi feita uma pesquisa de campo no Ilê Axé Alarokê situado na cidade de São Cristóvão-SE, povoado Umbaubá km 13, onde foram feitas entrevistas com o Babalaxé da casa e as principais pessoas que trabalham na cozinha. Que variam numa idade entre 14 e 52 anos. Tivemos como objetivo descrever sobre como são narrados os mitos do universo ioruba e jeje, observando a forma como são reproduzidos espetacularmente na memória coletiva no tocante as oferendas sacrificiais e o rito de comensalização. Descrevendo como se desdobram o conjunto de expressões simbólicas, na elaboração dos pratos, na disposição deles durante a cerimônia e o momento em que socializam o ato de comensalidade. Entender como refletem as representações através da memória coletiva e os comportamentos ritualizados espetacularmente organizados. Para tal iremos apresentar uma etnografia que irá trabalhar uma descrição densa sobre o papel fundamental da cozinha no candomblé, este sem dúvidas foi à plataforma de sustentação e de resgate nesse processo de reconhecimento e de adoração aos seus encantados.
Palavras- chave: Candomblé. Ancestralidade. Oferenda. Ritos. Identidade. 

ABSTRACT
It is known that the African diaspora in Brazil had a singular aspect by its duration. And within this context a peculiar aspect permeates the cuisine in our country, the terreiro diet is part of the daily life in many Brazilian tables. A kind of symbiosis unites the rite and the food system in the same context. Candomblé is the result of the black resistance in Brazil, its ceremonies can reconstitute the great feats of the worshiped ancestors. A mystical universe of approach to the sacred is created, and the symbology becomes present in these rituals as a form of devotion and reverence. From 2016 to 2017, a field survey was carried out at Ilê Axé Alarokê, located in the city of São Cristóvão-SE, in the town of Umbaubá km 13, where interviews were made with the house Babalaxé and the main people working in the kitchen. They range in age from 14 to 52 years. We aimed to describe how the myths of the Yoruba and heje universe are narrated, noting the way they are reproduced spectacularly in the collective memory regarding sacrificial offerings and the rite of commensalism. Describing how to unfold the set of symbolic expressions, in the elaboration of the dishes, in their arrangement during the ceremony and the moment in which they socialize the act of commensality. Understand how representations reflect through collective memory and spectacularly organized ritualized behaviors. For this we will present an ethnography that will work a dense description on the fundamental role of the kitchen in candomblé, this without a doubt was the platform of support and rescue in this process of recognition and adoration to its enchanted.
Keywords: Candomblé. Ancestry. Offering. Rites. Identity.


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