A OFERENDA SACRIFICIAL E O RITO DE COMENSALIDADE
NO PROCESSO IDENTITÁRIO NUMA COMUNIDADE DE TERREIRO.
THE SACRIFICIAL OFFER AND THE DINNER RITE IN
THE IDENTITY PROCESS IN A TERREIRO COMMUNITY.
Lina Regina G.
Nunes dos Santos
Mestranda em Antropologia-UFS
liregina_nunes@outlook.com
Hippolyte Brice
Sogbossi
Professor Associado-Matrícula funcional: 013548557
bricesogbo@hotmail.com
RESUMO
Sabe-se que a diáspora africana no Brasil teve um
aspecto singular pelo seu tempo de duração. E dentro dessa conjuntura um
aspecto peculiar permeia a culinária em nosso país, a dieta de terreiro faz
parte do cotidiano em muitas mesas brasileiras. Uma espécie de simbiose une o
rito e o sistema alimentar num mesmo contexto. O candomblé é resultado da
resistência negra no Brasil, suas cerimônias podem reconstituir os grandes
feitos dos ancestrais cultuados. Cria-se um universo místico de aproximação com
o sagrado, e a simbologia se faz bastante presente nesses rituais como forma de
devoção e reverência. Do ano de 2016 ao ano de 2017 foi feita uma pesquisa de
campo no Ilê Axé Alarokê situado na cidade de São Cristóvão-SE, povoado Umbaubá
km 13, onde foram feitas entrevistas com o Babalaxé da casa e as principais
pessoas que trabalham na cozinha. Que variam numa idade entre 14 e 52 anos. Tivemos
como objetivo descrever
sobre como são narrados os mitos do universo ioruba e jeje, observando a forma
como são reproduzidos espetacularmente na memória coletiva no tocante as
oferendas sacrificiais e o rito de comensalização. Descrevendo como se desdobram o conjunto de expressões simbólicas, na
elaboração dos pratos, na disposição deles durante a cerimônia e o momento em
que socializam o ato de comensalidade. Entender como refletem as representações
através da memória coletiva e os comportamentos ritualizados espetacularmente
organizados. Para tal iremos apresentar uma etnografia que irá trabalhar uma
descrição densa sobre o papel fundamental da cozinha no candomblé, este sem
dúvidas foi à plataforma de sustentação e de resgate nesse processo de
reconhecimento e de adoração aos seus encantados.
Palavras-
chave: Candomblé.
Ancestralidade. Oferenda. Ritos. Identidade.
ABSTRACT
It is known that the
African diaspora in Brazil had a singular aspect by its duration. And within
this context a peculiar aspect permeates the cuisine in our country, the
terreiro diet is part of the daily life in many Brazilian tables. A kind of
symbiosis unites the rite and the food system in the same context. Candomblé is
the result of the black resistance in Brazil, its ceremonies can reconstitute
the great feats of the worshiped ancestors. A mystical universe of approach to
the sacred is created, and the symbology becomes present in these rituals as a
form of devotion and reverence. From 2016 to 2017, a field survey was carried
out at Ilê Axé Alarokê, located in the city of São Cristóvão-SE, in the town of
Umbaubá km 13, where interviews were made with the house Babalaxé and the main
people working in the kitchen. They range in age from 14 to 52 years. We aimed
to describe how the myths of the Yoruba and heje universe are narrated, noting
the way they are reproduced spectacularly in the collective memory regarding
sacrificial offerings and the rite of commensalism. Describing how to unfold
the set of symbolic expressions, in the elaboration of the dishes, in their
arrangement during the ceremony and the moment in which they socialize the act
of commensality. Understand how representations reflect through collective
memory and spectacularly organized ritualized behaviors. For this we will
present an ethnography that will work a dense description on the fundamental
role of the kitchen in candomblé, this without a doubt was the platform of
support and rescue in this process of recognition and adoration to its
enchanted.
Keywords: Candomblé. Ancestry.
Offering. Rites. Identity.
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