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GT 04/10


AS MEMÓRIAS ENRAIZADAS NO SABER FAZER DOS DOCES TRADICIONAIS: COMERCIALIZAÇÃO NA FEIRA DE ITABAIANA-SE

THE MEMORIES ROOTED IN THE TRADITIONAL DOCS: TRADITIONAL MARKETING IN THE ITABAIANA-SE FAIR

Letícia Menezes Santos
Graduanda em Geografia Licenciatura – UFS. Membro do Grupo de Estudos e
Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais (GRUPAM).
E-mail: let.turismo@gmail.com


RESUMO
As reflexões que envolve os processos que envolve a produção, comercialização e o consumo dos doces tradicionais nas feiras de Itabaiana, nos apresenta aspectos culturais que estão no cotidiano das famílias envolvidas. O objetivo deste artigo é entender como o processo de produção, comercialização e consumo dos doces faz parte da vida e memória dos personagens encontrados dentro do espaço da feira livre de Itabaiana. Entendendo assim como uma cultura enraizada marca os territórios rurais e urbanos. Inicialmente foi realizado uma pesquisa foi realizada uma revisão teórica e em seguida algumas entrevistas e conversas informais com as doceiras que comercializam e fregueses na feira. Por meio desta pesquisa foi possível perceber que os doces caseiros lá produzidos, continuam fazendo parte da alimentação do cotidiano dos feirantes e fregueses de Itabaiana.
Palavras-chave: Doces tradicionais. Feira. Memória. Itabaiana.

ABSTRACT
The reflections that surround the processes that involve the production, commercialization and consumption of the traditional sweets in the fairs of Itabaiana presents us with cultural aspects that are in the daily life of the families involved. The objective of this article is to understand how the process of production, commercialization and consumption of sweets is part of the life and memory of the characters found within the space of the free fair of Itabaiana. Understanding just as a rooted culture marks the rural and urban territories. Initially was carried out a research was carried out a theoretical review and then some interviews and informal conversations with the sweet shops that sell and customers at the fair. Through this research it was possible to perceive that the homemade sweets produced there, continue being part of the daily food of the marketers and customers of Itabaiana.
Keywords: Traditional sweets. Market. Memory. Itabaiana.



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