AS MEMÓRIAS ENRAIZADAS NO SABER FAZER
DOS DOCES TRADICIONAIS: COMERCIALIZAÇÃO NA FEIRA DE ITABAIANA-SE
THE MEMORIES
ROOTED IN THE TRADITIONAL DOCS: TRADITIONAL MARKETING IN THE ITABAIANA-SE FAIR
Letícia Menezes Santos
Graduanda em Geografia Licenciatura – UFS. Membro do Grupo
de Estudos e
Pesquisas sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais
(GRUPAM).
E-mail: let.turismo@gmail.com
RESUMO
As reflexões que envolve os processos que envolve a produção,
comercialização e o consumo dos doces tradicionais nas feiras de Itabaiana, nos
apresenta aspectos culturais que estão no cotidiano das famílias envolvidas. O objetivo deste artigo é entender como o
processo de produção, comercialização e consumo dos doces faz parte da vida e
memória dos personagens encontrados dentro do espaço da feira livre de
Itabaiana. Entendendo assim como uma cultura enraizada marca os territórios
rurais e urbanos. Inicialmente foi realizado uma
pesquisa foi realizada uma revisão teórica e em seguida algumas entrevistas e
conversas informais com as doceiras que comercializam e fregueses na feira. Por
meio desta pesquisa foi possível perceber que os doces caseiros lá produzidos, continuam
fazendo parte da alimentação do cotidiano dos feirantes e fregueses de
Itabaiana.
Palavras-chave: Doces tradicionais. Feira. Memória. Itabaiana.
ABSTRACT
The reflections that surround the
processes that involve the production, commercialization and consumption of the
traditional sweets in the fairs of Itabaiana presents us with cultural aspects
that are in the daily life of the families involved. The objective of this
article is to understand how the process of production, commercialization and
consumption of sweets is part of the life and memory of the characters found
within the space of the free fair of Itabaiana. Understanding just as a rooted
culture marks the rural and urban territories. Initially was carried out a
research was carried out a theoretical review and then some interviews and
informal conversations with the sweet shops that sell and customers at the
fair. Through this research it was possible to perceive that the homemade
sweets produced there, continue being part of the daily food of the marketers
and customers of Itabaiana.
Keywords: Traditional
sweets. Market. Memory. Itabaiana.
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