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GT 04/06


SABORES E PRÁTICAS CULINÁRIAS DAS COZINHEIRAS NEGRAS DO SERIDÓ (RN – BRASIL)

SAVOIRS ET PRATIQUES CULINAIRES DES CUISINIÈRES NOIRES DU SERIDÓ (RN – BRASIL)

Julie Antoinette Cavignac
Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Danycelle Silva
Doutoranda em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

RESUMO
A região do Seridó é marcada por seu passado colonial, em particular pelos ciclos econômicos do gado e do algodão. A memória da escravidão ficou silenciada aos longos dos anos e só recentemente ressurge, lançando novas luzes sobre um passado de sombras e silêncios. A retomada das memórias e a emergência étnica apoiam-se nos sabores e nas práticas culinárias tradicionais que substituem os silêncios e possibilitam recontar uma outra história. Através de pesquisas realizadas junto a atividades do Projeto de Pesquisa e Extensão Tronco, Ramos e Raízes, coletamos dados etnográficos em diversas localidades do Seridó, seguindo os rastros das memórias das cozinheiras negras. Nas cozinhas do Seridó, emerge um patrimônio cultural de matriz africana que estava invisibilizado mas, no entanto, presentes no cotidiano: conforme apontamos ao longo do artigo, as comidas “do tempo do cativeiro” ainda são a base da alimentação cotidiana na atualidade e são pouco a pouco revalorizadas. Práticas e técnicas alimentares transmitidas pelas mulheres no seio das famílias negras ao longo das gerações: essas comidas de raízes ultrapassam hoje o âmbito doméstico e entra para o gosto público, como patrimônio.
Palavras-chave: Saberes. Alimentação. Patrimônio Cultural. Memórias.

RÉSUMÉ:
La région du Seridó est marquée par son passé colonial, en particulier par les cycles économiques du bétail et du coton. La mémoire de l’esclavage est resté sous silence tout au long des années et est récemment ressurgie, éclairant un passé fait d’ombres et de silences. La réappropriation des mémoires et l’émergence ethnique s’appuie sur les saveurs et les pratiques culinaires traditionnelles qui substituent les silences et permettre de raconter une autre histoire. Grâce aux recherches réalisées dans le cadre du projet de recherche Tronco, Ramos e Raízes, nous avons recueilli des données ethnographiques dans diverses localités du Seridó, suivant les traces des mémoires des cuisinières. Dans les cuisines du Seridó, on voit donc apparaitre un patrimoine culturel de matrice africaine qui était invisibilisé mais présent au quotidien: d’après ce que nous avons montré tout au long de l’article, les aliments “du temps de l’esclavage” sont encore la base de l’alimentation quotidienne aujourd’hui et sontpeu à peu revalorisées. Pratiques et techniques  alimentaires qui sont transmisent par les femmes dans les familles noires tout au long des différentes génération;  cette “nourriture de racine” déborde maintenant de l’espace domestique et entre dans le goût public, comme patrimoine.
Mots-clé: Savoirs. Alimentation. Patrimoine culturel. Mémoires



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