CÍRIO DE NAZARÉ: FESTA DO SIMBOLISMO E DA IDENTIDADE GASTRONÔMICA
DO ESTADO DO PARÁ
CÍRIO DE NAZARÉ: FEAST OF SYMBOLISM AND THE GASTRONOMIC IDENTITY OF THE
STATE OF PARÁ
Brenno Vinicius Brito Rodrigues
Instituto de Gastronomia das Américas -
Brasília.
E-mail: brenno.rodrigues.gastronomia@outlook.com
Geruza Aline Erig
Instituto Federal de Educação do
Tocantins - Campus Palmas.
E-mail: geruza@ifto.edu.br
RESUMO
Este artigo tem como objeto a festa
do Círio de Nazaré de Belém do Pará, evento religioso que acontece no segundo
domingo de outubro, atraindo cerca de dois milhões de devotos, de vários
estados do país, bem como, estrangeiros. Isso posto, o presente trabalho tem
como objetivo compreender o simbolismo da gastronomia do Círio de Nazaré
enquanto identidade local. Para tanto, a metodologia aplicada foi de caráter
etnográfica, com observação participante e revisão bibliográfica. Como
resultados, constatou-se que a gastronomia é um patrimônio imaterial do Círio,
tendo como destaque o pato no tucupi e a maniçoba e que o simbolismo desses
alimentos está constantemente presente na festa religiosa, e consolidado seu
significado e identidade pelo consumo dos moradores locais e visitantes.
Palavras-chave:
Círio de Nazaré. Cultura. Gastronomia.
Pato no Tucupi. Maniçoba.
ABSTRACT
This article has as
its object the feast of the Círio de Nazaré of Belém do Pará, a religious event
that takes place on the second Sunday of October, attracting around two million
devotees from various states of the country, as well as foreigners. This post,
the present work aims to understand the symbolism of the gastronomy of the Círio
de Nazaré as a local identity. Therefore, the applied methodology was
ethnographic, with participant observation and bibliographic review. As a
result, it was found that gastronomy is an intangible heritage of Círio, with
the highlight being the duck in the tucupi and the maniçoba and that the symbolism of these foods is constantly
present in the religious feast, and consolidated its meaning and identity by
the consumption of the local inhabitants and visitors.
Keywords: Círio de Nazaré. Culture. Gastronomic.
Duck in Tucupi. Maniçoba.
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