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GT 04/01


CÍRIO DE NAZARÉ: FESTA DO SIMBOLISMO E DA IDENTIDADE GASTRONÔMICA DO ESTADO DO PARÁ

CÍRIO DE NAZARÉ: FEAST OF SYMBOLISM AND THE GASTRONOMIC IDENTITY OF THE STATE OF PARÁ

Brenno Vinicius Brito Rodrigues
Instituto de Gastronomia das Américas - Brasília.
E-mail: brenno.rodrigues.gastronomia@outlook.com

Geruza Aline Erig
Instituto Federal de Educação do Tocantins - Campus Palmas.
E-mail: geruza@ifto.edu.br

RESUMO
Este artigo tem como objeto a festa do Círio de Nazaré de Belém do Pará, evento religioso que acontece no segundo domingo de outubro, atraindo cerca de dois milhões de devotos, de vários estados do país, bem como, estrangeiros. Isso posto, o presente trabalho tem como objetivo compreender o simbolismo da gastronomia do Círio de Nazaré enquanto identidade local. Para tanto, a metodologia aplicada foi de caráter etnográfica, com observação participante e revisão bibliográfica. Como resultados, constatou-se que a gastronomia é um patrimônio imaterial do Círio, tendo como destaque o pato no tucupi e a maniçoba e que o simbolismo desses alimentos está constantemente presente na festa religiosa, e consolidado seu significado e identidade pelo consumo dos moradores locais e visitantes.
Palavras-chave: Círio de Nazaré. Cultura. Gastronomia. Pato no Tucupi. Maniçoba.

ABSTRACT
This article has as its object the feast of the Círio de Nazaré of Belém do Pará, a religious event that takes place on the second Sunday of October, attracting around two million devotees from various states of the country, as well as foreigners. This post, the present work aims to understand the symbolism of the gastronomy of the Círio de Nazaré as a local identity. Therefore, the applied methodology was ethnographic, with participant observation and bibliographic review. As a result, it was found that gastronomy is an intangible heritage of Círio, with the highlight being the duck in the tucupi and the maniçoba and that the symbolism of these foods is constantly present in the religious feast, and consolidated its meaning and identity by the consumption of the local inhabitants and visitors.
Keywords: Círio de Nazaré. Culture. Gastronomic. Duck in Tucupi. Maniçoba.


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