UMA
ABORDAGEM GEO-ANTROPOLÓGICA DO CONSUMO DE ORGÂNICOS: O CASO DA FEIRA ORGÂNICA DO BAIRRO
BARRO VERMELHO, EM VITÓRIA – ES
BARRO VERMELHO, EM VITÓRIA – ES
A
GEO-ANTHROPOLOGICAL APPROACH OF CONSUMPTION OF ORGANICS: THE CASE OF THE
ORGANIC FAIR OF THE BARRO VERMELHO, VITÓRIA CITY – ES
Renata
Venturim Bernardino
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
renatavb.ifes@gmail.com
RESUMO
O
presente artigo busca trazer uma análise geo-antropológica acerca do consumo de
alimentos orgânicos de feiras especializadas em diálogo com os resultados
obtidos na dissertação de mestrado da autora, apresentada em 2015, que se
baseou em pesquisas bibliográficas, documentais e empíricas junto a
consumidores da primeira feira orgânica surgida na Grande Vitória, no município
de Vitória – ES. O objetivo deste artigo é estabelecer uma correlação entre
alguns referenciais teóricos da geografia e da antropologia cultural para
trazer reflexões acerca do consumo de alimentos orgânicos em feiras
especializadas. Os resultados confirmam que para se pensar o consumo de
alimentos orgânicos torna-se necessário levar em consideração a geograficidade
da alimentação e que, no âmbito do consumo, a Natureza e a Cultura estão imbricadas de forma indissociável.
Palavras-chave:
alimentos orgânicos, consumo, feiras orgânicas.
ABSTRACT
The present article seeks to bring a geo-anthropological analysis about the
consumption of organic food from specialized trade fairs with the results
obtained in the master's dissertation of the author, presented in 2015,
which was based on bibliographical, documentary and empirical studies with
consumers of the first organic fair that emerged in Greater Vitória, in the
city of Vitória - ES. The objective of this article is to establish a
correlation between some theoretical references of geography and cultural
anthropology to bring reflections about the consumption of organic foods in
specialized fairs. The results confirm that in order to think about the
consumption of organic foods it is necessary to take into account the geography
of food and that, in the context of consumption, Nature and Culture are
inextricably linked.
Keywords: organic foods, consumption, organic fairs.
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