ost-outer'>

GT 03/13


UMA ABORDAGEM GEO-ANTROPOLÓGICA DO CONSUMO DE ORGÂNICOS: O CASO DA FEIRA ORGÂNICA DO BAIRRO
BARRO VERMELHO, EM VITÓRIA – ES

A GEO-ANTHROPOLOGICAL APPROACH OF CONSUMPTION OF ORGANICS: THE CASE OF THE ORGANIC FAIR OF THE BARRO VERMELHO, VITÓRIA CITY – ES

Renata Venturim Bernardino
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
renatavb.ifes@gmail.com


RESUMO
O presente artigo busca trazer uma análise geo-antropológica acerca do consumo de alimentos orgânicos de feiras especializadas em diálogo com os resultados obtidos na dissertação de mestrado da autora, apresentada em 2015, que se baseou em pesquisas bibliográficas, documentais e empíricas junto a consumidores da primeira feira orgânica surgida na Grande Vitória, no município de Vitória – ES. O objetivo deste artigo é estabelecer uma correlação entre alguns referenciais teóricos da geografia e da antropologia cultural para trazer reflexões acerca do consumo de alimentos orgânicos em feiras especializadas. Os resultados confirmam que para se pensar o consumo de alimentos orgânicos torna-se necessário levar em consideração a geograficidade da alimentação e que, no âmbito do consumo, a Natureza e a Cultura estão imbricadas de forma indissociável.
Palavras-chave: alimentos orgânicos, consumo, feiras orgânicas.

ABSTRACT
The present article seeks to bring a geo-anthropological analysis about the consumption of organic food from specialized trade fairs with the results obtained in the master's dissertation of the author, presented in 2015, which was based on bibliographical, documentary and empirical studies with consumers of the first organic fair that emerged in Greater Vitória, in the city of Vitória - ES. The objective of this article is to establish a correlation between some theoretical references of geography and cultural anthropology to bring reflections about the consumption of organic foods in specialized fairs. The results confirm that in order to think about the consumption of organic foods it is necessary to take into account the geography of food and that, in the context of consumption, Nature and Culture are inextricably linked.
Keywords: organic foods, consumption, organic fairs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário