COMERCIALIZAÇÃO DE ALIMENTOS NA
FEIRA DE CARIRA/SE: IDENTIDADE TRADIÇÃO E REPRODUÇÃO SOCIAL
COMMERCIALIZATION
OF FOODS IN THE STREET MARKET OF CARIRA/SE: IDENTITY, TRADITION NA SOCIAL REPRODUCTION
Paulo Gabriel Dantas de Lima
Graduando
em Geografia, Universidade Federal de Sergipe.
Grupo
de Pesquisa Sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais - GRUPAM
gabrielpensador67@hotmail.com
Heberty Ruan da Conceição Silva
Mestrando
do Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGEO/UFS
Grupo
de Pesquisa Sobre Alimentos e Manifestações Tradicionais – GRUPAM
heberty-ruan.geo@hotmail.com
RESUMO
Com esse trabalho temos como
principal objetivo refletir sobre as relações econômicas e culturais
estabelecidas durante a comercialização de alimentos tradicionais na feira de
Carira/SE. Neste contexto o corpo metodológico foi constituído de revisão e levantamento
bibliográfico, leitura e discussões teóricas, pesquisas de campo constituídas
de roteiro de entrevista, questionários, coleta de relatos informais e registro
fotográfico. Sendo assim, foi possível constatar que a produção e o comércio de
iguarias tradicionais está diretamente relacionada à identidade cultural dos
feirantes e consumidores. Outrossim, a feira de Carira/SE é um espaço
estratégico para reprodução social de feirantes e seus grupos familiares.
Palavras-chave:
Alimentos típicos. Feiras livres. Cultura.
Identidade. Carira.
ABSTRACT
Withthisworkwehave as mainobjectivetoreflectontheeconomicand cultural relationsestablishedduringthecommercializationoftraditionalfoods in the fair of Carira / SE. In thiscontextthemethodologicalbodywasconstitutedofreviewandbibliographicalsurvey, readingandtheoreticaldiscussions, fieldsurveysconstitutedof interview script, questionnaires, collectionof informal reportsandphotographicrecord. Thus, it waspossibletoverifythattheproductionandthecommerceoftraditionaldelicaciesisdirectlyrelatedtothe cultural identityofthemarketersandconsumers. In addition, the fair of Carira / SE is a strategicspace for social reproductionofmarketersandtheirfamilygroups.
Withthisworkwehave as mainobjectivetoreflectontheeconomicand cultural relationsestablishedduringthecommercializationoftraditionalfoods in the fair of Carira / SE. In thiscontextthemethodologicalbodywasconstitutedofreviewandbibliographicalsurvey, readingandtheoreticaldiscussions, fieldsurveysconstitutedof interview script, questionnaires, collectionof informal reportsandphotographicrecord. Thus, it waspossibletoverifythattheproductionandthecommerceoftraditionaldelicaciesisdirectlyrelatedtothe cultural identityofthemarketersandconsumers. In addition, the fair of Carira / SE is a strategicspace for social reproductionofmarketersandtheirfamilygroups.
Key words:Typical food. Free
fairs.Culture.Identity.Carira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário