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GT 03/09


A CENTRAFES NA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE SERGIPE: PERSPECTIVA HISTÓRICA

THE CENTRAFES IN THE MARKETING OF FAMILY AGRICULTURE PRODUCTS IN THE STATE OF SERGIPE: 
HISTORICAL PERSPECTIVE

Marco Antonio Pereira Querol
Professor do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe
E-mail: mpquero@gmail.com

Larissa Gomes dos Santos
Estudante do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe
E-mail: larissabbg13@gmail.com
José Ramalho Chagas Neto
Consultor do Sebrae - Sergipe
E-mail: jose.ramalho@se.sebrae.com.br
RESUMO
O trabalho apresenta um estudo de caso da central de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Sergipe - CENTRAFES. Esta central pode ser entendida como uma inovação social, uma nova forma de organização que visa gestionar as vendas das cooperativas de agricultores familiares de Sergipe. Criada em 2010 para reduzir custos de logística de forma a melhorar o acesso a mercados institucionais e não institucionais (supemercados, hoteis, retaurantes, feiras e varejo), esta central pode servir de modelo para outras regiões do Brasil. O artigo tem por objetivos: 1. Descrever a história da central. 2. Apresentar uma hipótese dos elementos que compõe a cadeia de comercialização da agricultura familiar no estado de Sergipe. 3. Identificar os desafios de desenvolvimento da CENTRAFES. Para tanto faz se uso de documentos e de entrevistas com informantes-chave. O artigo começa com uma breve descrição da história da central, e de seu funcionamento. Em seguida apresentamos uma descrição da metodologia. Continuamos apresentando os resultados dos segmentos da cadeia de comercialização de alimentos em Sergipe, onde apresentamos os elos e os principais desafios. Finalmente discutimos o importante papel da CENTRAFES para a comercialização e elaboramos recomendações do que poderia ser feito para o desenvolvimento da mesma.
Palavra-chave: Agricultura familiar, comercialização, cooperativa, economia solidaria.

ABSTRACT 
The paper presents a case study of the Central of Cooperatives of Family Agriculture of the State of Sergipe - CENTRAFES. This center can be understood as a social innovation, a new form of organization that aims at managing the commercialization of the cooperatives of family farmers of Sergipe. Created in 2010 to reduce logistics costs, and to improve access to institutional and non-institutional markets (fairs and retailers), this center can serve as a model for other regions of Brazil. The article aims to: 1. Describe the history of the center. 2. To present a hypothesis of the elements that compose the commercialization chain of family agriculture in the State of Sergipe. 3. Identify the developmental challenges of Centrafes. This is done by using documents and interviews with key informants. The article begins with a brief description of the history of the Central, and of its functioning. We follow by doing a description of the methodology. We continue to present the results of the segments of the food marketing chain in Sergipe, where we present the links and the main challenges. Finally, we discussed the important role of CENTRAFES in commercialization and elaborate some recommendations on what could be done to develop it.
Keywords: Family agriculture, commercialization, cooperative, solidarity economy.


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