ost-outer'>

GT 03/05


A FEIRA DE AREIA BRANCA/SE: TERRITÓRIO DOS  FAZERES,  SABERES E SABORES TRADICIONAIS.

 STREET MARKET OF AREIA BRANCA/SE: TERRITORY OF TRADITIONAL , PRACTICE, FLAVORS AND KNOWLEDGE

Heberty Ruan da Conceição Silva
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFS
heberty-ruan.geo@hotmail.com
  
RESUMO
Com esse trabalho temos como principal objetivo identificar as  relações vinculadas aos sabores, saberes e fazeres no comércio de alimentos tradicionais  na feira de Areia Branca/SE.  Para isso, nos embasamos em aportes teóricos/conceituais sobre comércio de alimentos, feira, cultura e território. O corpo metodológico está constituído de revisão bibliográfica, leitura e discussão de textos, pesquisas de campo, aplicação de questionários, entrevistas e registro fotográfico. Neste sentido, foi possível constatar que a feira de Areia Branca assegura uma demanda constante por alimentos tradicionais, proporcionando relações de produção, comercialização e consumo desses produtos. Além disso, a feira constitui um território de resistência e valorização das relações e práticas associadas aos saberes, fazeres e sabores tradicionais.
Palavras-chave: Feira Livre. Alimentos tradicionais. Relações culturais. Território.

ABSTRACT
With this work we have the main objective to identify the relationships linked to the flavors, knowledge and practices in the traditional food trade in the street market of Areia Branca/SE. For this, we use the theoretical concepts of food trade, fair, culture and territory, as a basis for our reflections. The methodology used was the bibliographic review, reading and discussion of texts, field surveys, application of questionnaires, interviews and photographic records. In this sense, it was possible to verify that the street market of Areia Branca assures a constant demand for traditional foods, providing relations of production, commercialization and consumption of these products. In addition, the street market is the territory of resistance and appreciation of the relationships and practices associated with traditional knowledges, tastes and flavors.
Keywords: Street market. Traditional foods. Cultural relations. Territory.


Nenhum comentário:

Postar um comentário