A FEIRA DE AREIA BRANCA/SE: TERRITÓRIO DOS FAZERES,
SABERES E SABORES TRADICIONAIS.
STREET
MARKET OF AREIA BRANCA/SE: TERRITORY OF TRADITIONAL , PRACTICE, FLAVORS AND KNOWLEDGE
Heberty Ruan da Conceição Silva
Mestrando
do Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGEO/UFS
heberty-ruan.geo@hotmail.com
RESUMO
Com esse trabalho temos como
principal objetivo identificar as
relações vinculadas aos sabores, saberes e fazeres no comércio de
alimentos tradicionais na feira de Areia
Branca/SE. Para isso, nos embasamos em
aportes teóricos/conceituais sobre comércio de alimentos, feira, cultura e
território. O corpo metodológico está constituído de revisão bibliográfica,
leitura e discussão de textos, pesquisas de campo, aplicação de questionários,
entrevistas e registro fotográfico. Neste sentido, foi possível constatar que a
feira de Areia Branca assegura uma demanda constante por alimentos
tradicionais, proporcionando relações de produção, comercialização e consumo
desses produtos. Além disso, a feira constitui um território de resistência e
valorização das relações e práticas associadas aos saberes, fazeres e sabores
tradicionais.
Palavras-chave:
Feira Livre. Alimentos tradicionais.
Relações
culturais. Território.
ABSTRACT
With this
work we have the main objective to identify the relationships linked to the
flavors, knowledge and practices in the traditional food trade in the street
market of Areia Branca/SE. For this, we use the theoretical concepts of food
trade, fair, culture and territory, as a basis for our reflections. The
methodology used was the bibliographic review, reading and discussion of texts,
field surveys, application of questionnaires, interviews and photographic
records. In this sense, it was possible to verify that the street market of
Areia Branca assures a constant demand for traditional foods, providing
relations of production, commercialization and consumption of these products.
In addition, the street market is the territory of resistance and appreciation
of the relationships and practices associated with traditional knowledges,
tastes and flavors.
Keywords: Street market. Traditional foods. Cultural relations. Territory.
Nenhum comentário:
Postar um comentário