A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO ESPAÇO DE
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA
THE PUBLIC UNIVERSITY AS A SPACE FOR
COMMERCIALIZATION OF PRODUCTS FROM A LAND REFORM SETTLEMENT
Dayanara Mendonça
Engenharia Agrônoma
dayanara.ufs@gmail.com
Ingred Ruana Santos Silva Nunes
Graduanda em Engenharia Agronômica
ingred.ruana@hotmail.com
Marco Antonio Pereira Querol
Professor no Departamento de Engenharia Agronômica da UFS
mapquero@gmail.com
Valéria Mota de Brito
Graduanda em Engenharia Agronômica
v.motabrito@gmail.com
RESUMO
Apesar da reconhecida importância da agricultura familiar, ainda são
vários os desafios enfrentados pelos agricultores. Dentre os maiores desafios,
talvez o mais importante é a
comercialização e acesso a mercados. O artigo visa contribuir para a discussão
sobre mercados alternativos para comercialização de produtos da agricultura
familiar, apresentando e avaliando uma experiência de comercialização dentro de
uma universidade pública. Relataremos no artigo uma experiência de um projeto
de extensão universitária, onde a Universidade Federal de Sergipe, de forma
experimental, criou espaço para um grupo de mulheres de um assentamento de
reforma agraria, comercializassem seus bolos. O artigo começa com uma breve
descrição do contexto que levou o
projeto, os objetivos e ações do projeto. Continuamos fazendo uma avaliação dos
impactos do projeto. Para tanto usamos dados de entrevistas semi-estruturadas
junto com os beneficiários do projeto. Como resultados, obteve-se a melhoria
significativa na renda das mulheres, agregação de valor aos produtos dos
agricultores familiares, melhoria na qualidade dos produtos, empoderamento das
mulheres, geração de emprego, melhoria na infraestrutura e transporte.
Conclui-se que, o espaço de comercialização na universidade pública é uma via
de escoamento que além de gerar benefícios a comunidades locais, permite também
a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Extensão, universidade pública, agricultura
familiar, agroindústria.
ABSTRACT
Despite the importance of Family Agriculture
there are still several challenges to make it viable. Among the biggest
challenges, perhaps the most important is the marketing and access to markets.
The article aims to answer the following questions: can the university help in
the marketing of products from family agriculture? If so, how? What are the
impacts and results of this support? To answer these questions, we will report
in the article an experience of a university extension project, where the
university experimentally created space for a group of women from an agrarian
reform settlement, to market their cakes. The article begins with a brief
description of the context that led to the project, the objectives and actions
of the project. We continue to make an assessment of the impacts of the
project. The results shows a significant improvements were d in women's income, added value to family
farmers' products, improved product quality, empowerment the women involved, job creation, improved infrastructure and transportation. We conclude that the space for commercialization in the public university generates not only benefits to local communities, but also supports the integration between teaching, research and extension.
Key-words: Extension, public
university, family agriculture, agroindustry.
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