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GT 03/03


A UNIVERSIDADE PÚBLICA COMO ESPAÇO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DE UM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA

THE PUBLIC UNIVERSITY AS A SPACE FOR COMMERCIALIZATION OF PRODUCTS FROM A LAND REFORM SETTLEMENT

Dayanara Mendonça
Engenharia Agrônoma
                                                      dayanara.ufs@gmail.com     
                   
Ingred Ruana Santos Silva Nunes
Graduanda em Engenharia Agronômica
 ingred.ruana@hotmail.com

Marco Antonio Pereira Querol
Professor no Departamento de Engenharia Agronômica da UFS 
mapquero@gmail.com

Valéria Mota de Brito
Graduanda em Engenharia Agronômica
 v.motabrito@gmail.com


RESUMO
Apesar da reconhecida importância da agricultura familiar, ainda são vários os desafios enfrentados pelos agricultores. Dentre os maiores desafios, talvez o mais  importante é a comercialização e acesso a mercados. O artigo visa contribuir para a discussão sobre mercados alternativos para comercialização de produtos da agricultura familiar, apresentando e avaliando uma experiência de comercialização dentro de uma universidade pública. Relataremos no artigo uma experiência de um projeto de extensão universitária, onde a Universidade Federal de Sergipe, de forma experimental, criou espaço para um grupo de mulheres de um assentamento de reforma agraria, comercializassem seus bolos. O artigo começa com uma breve descrição do  contexto que levou o projeto, os objetivos e ações do projeto. Continuamos fazendo uma avaliação dos impactos do projeto. Para tanto usamos dados de entrevistas semi-estruturadas junto com os beneficiários do projeto. Como resultados, obteve-se a melhoria significativa na renda das mulheres, agregação de valor aos produtos dos agricultores familiares, melhoria na qualidade dos produtos, empoderamento das mulheres, geração de emprego, melhoria na infraestrutura e transporte. Conclui-se que, o espaço de comercialização na universidade pública é uma via de escoamento que além de gerar benefícios a comunidades locais, permite também a integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Extensão, universidade pública, agricultura familiar, agroindústria.  


ABSTRACT
Despite the importance of Family Agriculture there are still several challenges to make it viable. Among the biggest challenges, perhaps the most important is the marketing and access to markets. The article aims to answer the following questions: can the university help in the marketing of products from family agriculture? If so, how? What are the impacts and results of this support? To answer these questions, we will report in the article an experience of a university extension project, where the university experimentally created space for a group of women from an agrarian reform settlement, to market their cakes. The article begins with a brief description of the context that led to the project, the objectives and actions of the project. We continue to make an assessment of the impacts of the project. The results shows  a significant improvements were d in women's income, added value to family farmers' products, improved product quality, empowerment the women involved, job creation, improved infrastructure and transportation. We conclude that the space for commercialization in the public university generates not only benefits to local communities,  but also supports the integration between teaching, research and extension.
Key-words: Extension, public university, family agriculture, agroindustry.


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