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GT 03/02


ANÁLISE DA FEPRAF - A FEIRA DA PRODUÇÃO DA REFORMA AGRÁRIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DE JÚLIO DE CASTILHOS/RS

ANALYSIS OF FEPRAF - THE FAIR OF THE PRODUCTION OF THE AGRARIAN REFORM
 OF FAMILY AGRICULTURE IN JULIO DE CASTILHOS/RS

Bettina Guterres Menezes
Tecnóloga em Agronegócio, T03. Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos. bettinamenezes@gmail.com

Rosângela Oliveira Soares
Mestre em Desenvolvimento. Docente no IF Far JC. rosangela.soares@iffarroupilha.edu.br

Manuel Luiz Tibério
Doutor em Ciências Humanas e Sociais Ciências Agro-Sociais. UTAD. mtiberio@utad.pt


RESUMO
O artigo baseia-se em relatar as atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa, registrado do DEPEP do IF Farroupilha: “A Feira da Produção da Reforma Agrária da Agricultura Familiar - FEPRAF - de Júlio de Castilhos: uma análise”, ocorrido de maio a agosto de 2016, junto aos agricultores familiares, pertencentes a FEPRAF. Identificar o perfil dos feirantes, os produtos comercializados, o processo de produção, os custos, a logística, os canais de comercialização, a rotulagem dos produtos e o marketing realizado foi o objetivo. Pesquisa bibliográfica e o estudo de caso embasaram a elaboração e aplicação de questionário e entrevistas com os feirantes. O diagnóstico demonstrou a importância da agricultura familiar, da FEPRAF e os benefícios oferecidos para o município. A observação participante, por parte de duas estudantes do curso de Agronegócio, possibilitou reflexões expressivas nos envolvidos.
Palavras-chave: Agricultura Familiar. Feira da Agricultura familiar. FEPRAF.  

ABSTRACT
The article is based on reporting the activities carried out in the research project, registered in DEPEP of IF Farroupilha: "The Fair of the Production of Agrarian Reform of Family Agriculture - FEPRAF - by Júlio de Castilhos: an analysis", occurred from May to August 2016, together with family farmers, belonging to FEPRAF. Identifying the profile of marketers, marketed products, production process, costs, logistics, marketing channels, product labeling and marketing was the objective. Bibliographical research and the case study were based on the elaboration and application of questionnaire and interviews with the fairgrounds. The diagnosis demonstrated the importance of family farming, FEPRAF and the benefits offered to the municipality. The participant observation, by two students of the course of Agribusiness, allowed for significant reflections on those involved.
Key words: Family farming. Family Agriculture Fair. FEPRAF.


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