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O COZINHAR NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE E DE UMA MEMÓRIA SOCIAL DE FAMÍLIAS

Laís Silveira Gusmão
Nutricionista e Doutoranda em Memória, Linguagem e Sociedade na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGMLS/UESB). Email: laigusmao@yahoo.com.br
Maria Salete Nery
Doutora em Ciências Sociais (UFBA). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRB) e no Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade (UESB). Líder do grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB) e pesquisadora do grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB). Email: saletenery@uol.com.br

RESUMO
Tratar a culinária (capacidade de transformar os alimentos em preparações), como característica identitária e patrimônio cultural de um dado grupo, ou da sociedade de maneira geral, significa considerá-la como conduta cotidiana enraizada. A possibilidade de preservar uma dada cultura alimentar ao longo das gerações é atribuída ao aprendizado geracional, que “atua” fortalecendo elementos da memória, identidade e afeto. Os cadernos de receitas familiares tem papel marcante na construção da identidade do grupo. São instrumentos de transmissão, preservação e afeto de memória construída coletivamente. Podemos nos arriscar à defini-los como materialização da memória social. Neles guarda-se além de um modelo de domínio e conhecimento técnico da culinária, a colaboração e significado de um aprendizado histórico.
Palavras-chave: Culinária. Memória. Família.

ABSTRACT
To determine the cuisine as an identity characteristic of a given group, or of the society in general, means to consider it as daily conduct rooted, becoming cultural heritage. In this process involving family and food, a set of eating practices are determined over time in a society. The preservation of a food culture over the years is possible through generational learning that strengthens elements of memory, identity and affection. The family recipe books play a central role in building the group's identity. They are instruments of transmission, preservation and memory affection built collectively. We may venture to define them as a materialization of social memory, in which they guard themselves beyond a model of mastery and technical knowledge of cooking as the collaboration and meaning of historical learning.
Keywords: Cooking. Memory. Family.

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