ost-outer'>

05/22


O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL

THE NATIONAL SCHOOL FOOD PROGRAM AS A TOOL TO PROMOTE ADEQUATE AND HEALTHY FOOD


Ana Gleice Rocha Lopes

Graduada pela Universidade Federal de Sergipe-gleycee.lopes@yahoo.com.br

Silvia Maria Voci
Professora da Universidade Federal de Sergipe- smvoci@uol.com.br



RESUMO
Identificar se a alimentação oferecida pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar está sendo utilizada como ferramenta de promoção da alimentação adequada e saudável em escolas públicas de um município de Sergipe. Foi aplicado um questionário a 24 professores, com questões objetivas e subjetivas e também um Checklist junto à responsável técnica no município. Cerca de 90% dos professores apontaram a ausência de projetos voltados à educação alimentar e nutricional na escola. As refeições ofertadas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar não tem sido utilizada como ferramenta de promoção da alimentação adequada e saudável, pois não foram consideradas pela maioria como adequadas e saudáveis e tampouco ações de educação alimentar e nutricional tem sido executadas nas escolas.
Palavras-chave: Alimentação escolar. Alimentação saudável. Educação nutricional.

ABSTRACT
Identify if the feeding offered by the National School Feeding Program is being used as a tool to promote adequate and healthy food in public schools in a municipality of Sergipe. A questionnaire was applied to 24 teachers, with objective and subjective questions and also a checklist with the technician in the municipality. About 90% of the teachers pointed out the absence of projects focused on food and nutrition education in the school. Meals offered by the National School Feeding Program have not been used as a tool to promote adequate and healthy food, as they were not considered by the majority as adequate and healthy, nor did food education and nutritional actions carried out in schools.
Key words: School feeding. Healthy eating. Nutrition education.


Nenhum comentário:

Postar um comentário